terça-feira, 19 de setembro de 2017

Pendular

Direção: 
Julia Murat. 
Elenco: 
Raquel Karro
Rodrigo Bolzan
Neto Machado
Marcio Vito
Valeria Barretta
Renato Linhares
Martina Revollo
Felipe Rocha

Larissa Siqueira


Sinopse:
Em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.


Meu comentário:
A arte, mais do que uma representação da vida, é um espelho da alma do artista. O novo filme de Julia Murat - do ótimo 'Histórias que Só Existem Quando Lembradas' - mistura dança, escultura e cinema para criar metáforas sobre o espaço individual.
Um casal, ela bailarina, ele escultor, dividem um galpão onde ela ensaia e ele produz grandes e sólidas esculturas. Eles delimitam cuidadosamente o espaço de trabalho para que se vejam, mas um não atrapalhe o outro. 
Aos poucos, ele começa a invadir a área dela em busca de sentido para suas obras. Ela aceita, mas se ressente.
O trabalho dela é solitário, embora ensaie com um colega, suas coreografias são solos, nos quais expõe sua personalidade. 
Já ele, precisa de interação para produzir significado. Isso é didaticamente exemplificado através de uma brincadeira que ele faz desde criança ao desenhar, com os dedos de uma mão, três círculos que, invariavelmente se tocam. 
Ela precisa da solidão para criar, ele precisa da conexão. E essa divergência de expectativas acaba por afastar o casal.
A diretora compõe cuidadosamente um cenário em que a arte é tão ostensivamente sinônimo das emoções, que cria quase uma metalinguagem, dois mundos paralelos com o mesmo significado.
Não é uma obra fácil, mas é muito elaborada e inteligente. É um daqueles filmes que nos estimula a pensar, não apenas sobre ele, mas sobre a vida.





Brasil / Argentina / França 2017 - Duração: 108 minutos
Distribuição: Vitrine - Gênero: drama
Data de estreia: 21/09/17







Nenhum comentário:

Postar um comentário