terça-feira, 18 de novembro de 2014

Hélio Oiticica



Hélio Oiticica
Brasil, 2012 - Nossa - Gênero: documentário
Direção: Cesar Oiticica Filho

Sinopse
Através de intenso material de arquivo, incluindo as famosas fitas K7 em que Hélio Oiticica dialoga e envia proposições a amigos pessoais como Waly Salomão, Carlos Vergara, Antônio Dias, entre outros, temos o próprio artista nos narrando sua vida num caleidoscópio da cultura dos anos 60 e 70 que nos permite, finalmente, sermos apresentados a Hélio Oiticica por ele mesmo.
"Hélio Oiticica foi um dos artistas que melhor uniu a reflexão com a criação artística. Suas ideias e proposições, expressas não apenas em textos, mas também em depoimentos e entrevistas, revolucionaram a arte e a cultura, tornando-o um dos mais importantes artistas da segunda metade do século XX. O documentário de César Oiticica Filho, ao utilizar a própria voz do artista como fio narrativo, permite um mergulho único no pensamento, na trajetória e na intimidade de Hélio Oiticica.
A extensa pesquisa de imagens faz com que o espectador acompanhe a evolução do artista, o seu início junto ao Grupo Frente, o surgimento do Neoconcretismo, a criação dos Bólides, Penetráveis, Núcleos e Parangolés, o envolvimento com a Tropicália, o período em Nova York, até a volta ao Brasil. É um documento não apenas de um dos

maiores artistas que o Brasil já produziu, mas também de um dos períodos de maior efervescência de nossa cultura, o que torna este filme crucial para todos aqueles que querem compreender não apenas a nossa história, mas quem somos agora.

Duração: 94 min. 
Estreia31 de julho de 2014







Facebook oficial: https://www.facebook.com/HelioOiticicaOFilme

Site oficial: http://www.heliooiticicaofilme.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário