quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cuba Libre



Cuba Libre
Brasil, 2011 - Raiz - Gênero: documentário
Direção: Evaldo Mocarzel

Elenco
Com o grupo teatral Satyros:
Ivam Cabral
Rodolfo García Vásquez
Silvanah Santos
Phedra de Córdoba
Cléo de Páris
Fabio Penna
Haroldo Ferrari
Brígida Balthar
João Baldasserini

Sinopse
Nos primeiros anos da revolução cubana, os homossexuais eram confinados em campos de concentração, onde eram obrigados a cortar cana de sol a sol. Nos dias de hoje, e nosso documentário capta justamente essa guinada histórica em Cuba, foi criado um decreto pela filha de Raúl Castro, Mariela (diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual e uma ativista pelos direitos da comunidade LGBT), que obriga o respeito e a aceitação de todos os gays. Convidada pelos Satyros, a equipe do nosso documentário chegou a Havana no auge desse momento histórico em que os homossexuais estavam literalmente tentando “sair do armário”, e a presença da musa Phedra de Córdoba foi marcante nesse processo, tendo sido recebida até mesmo pelo ministro da cultura de Cuba.
A intenção do nosso filme é dar prosseguimento a esse debate sobre diversidade sexual que se tornou vital nos dias de hoje. As conquistas dos movimentos gays são cada vez maiores e “Cuba Libre” no fundo quer discutir o amor, a complexidade de amar, as múltiplas formas de amar, o direito que todos os seres humanos têm de amar, independentemente de suas orientações sexuais. 
Conduzido pelo carisma da musa dos Satyros, Phedra de Córdoba, nosso documentário focaliza essa guinada histórica em Cuba, mas também está falando do Brasil e do resto do mundo.

Duração: 73 min. 
Estreia18 de setembro de 2014








Facebook oficial: https://www.facebook.com/filmecubalibre

Site oficial: http://www.filmecubalibre.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário